Você está em: Cursos Gratuitos > Curriculum Vitae > Curriculum Vitae Dicas | Modelo de Curriculum

Curriculum Vitae Dicas | Modelo de Curriculum

10 DICAS PARA FAZER UM CURRÍCULO

Um dos pontos mais importantes para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho é a elaboração de um bom currículo. Este conceito mudou com o passar do tempo, e constantemente as informações devem ser dispostas em diferentes níveis de importância. Entretanto, para compreender de que forma este processo deve acontecer é importante que o profissional mantenha-se atualizado sobre as principais evoluções em seu campo de atuação e busque o aprimoramento de suas competências. Assim, ele terá condições de elaborar seu currículo com as informações mais importantes para seu segmento de atuação. Porém, de forma geral, algumas orientações são sempre indicadas para todos os níveis de hierarquia na hora de construir um bom currículo:

 

corriculum vitae grátis1- Seja objetivo

Mesmo que o profissional se considere extremamente qualificado e possua grande experiência, a objetividade é sempre um ponto positivo; um currículo não deve conter mais do que uma única página. Por exemplo, no campo profissional destaque apenas as três últimas experiências e suas contribuições para a empresa, e da mesma forma para os cursos mais importantes que realizou.

 

2- Descreva somente informações verdadeiras

Em diversos casos, a ilusão de encontrar uma oportunidade que está além de suas competências pode fazer com que o profissional descreva sua qualificação acima do nível real. Este é um ponto muito importante, pois, da mesma forma que um avaliador pode manifestar interesse por um bom currículo, o verdadeiro grau de qualificação e experiência é comprovado no momento de uma entrevista presencial ou de uma prova de processo seletivo.

 

3- Nunca divulgue dados pessoais

Para a elaboração de um bom currículo, basta que o profissional descreva seu nome completo, sua cidade e seus contatos, tais como telefones e endereços de e-mail somente. Nenhuma empresa tem a necessidade de saber o local de residência de um candidato, bem como, informações como número de RG, CPF e informações particulares. A divulgação desses dados não é segura para o profissional, uma vez que é comum que os currículos circulem em diversos meios e locais diferentes.

 

4- Verifique a ortografia

Quando uma empresa de recursos humanos ou um departamento correspondente recebe um currículo com erros de ortografia, as chances de contratação deste profissional podem terminar naquele momento. É possível que o avaliador compreenda que houve um erro de digitação normal, porém, se o profissional não o corrigiu, isso pode demonstrar falta de atenção em suas atividades, e por consequência, em sua rotina de trabalho.

 

5- Atenção com outros idiomas

Não é raro que o conhecimento em idiomas estrangeiros seja descrito de forma inadequada e além da realidade das competências de um profissional. Por exemplo, isto deve ser descrito de acordo com o entendimento do profissional tanto para leitura, quanto para conversação e escrita. Ou seja, deve constar da maneira certa para cada atribuição, pois o real conhecimento é revelado no momento da entrevista.

 

6- Cuide da aparência do currículo

Muitos currículos possuem uma aparência desorganizada, com informações dispostas de maneiras diferentes. É importante que o profissional mantenha o mesmo padrão para descrever todas as informações, desde o início até o final de seu currículo.

 

7- Respeite seu campo de atuação

Cada currículo deve conter a linguagem adequada para o segmento de atuação do profissional. Ou seja, para quem procura uma oportunidade em áreas relacionadas à comunicação por exemplo, o currículo pode ser menos formal em sua aparência, contendo cores e ilustrações. Já para o campo do  Direito, o currículo deve manter um tom sóbrio se for colorido e respeitar a formalidade da profissão.

 

8- Não coloque fotografias

Há muito tempo o mercado deixou de exigir que os currículos contenham fotografias. Este caso é permitido somente para campos de atuação que necessitam desta informação e ela deve partir de um orientador a própria empresa.

 

9- Curriculum Vitae ou Currículo?

Para iniciar a composição das informações, basta que o profissional inicie com seu nome e não é necessário especificar que se trata de um currículo, por razões óbvias. Quando houver a necessidade de descrição, como no campo do assunto de um e-mail por exemplo, é indicado que seja grafado como “Currículo” somente, seguido pela vaga ou nome do profissional. A expressão “Curriculum Vitae” tem origem no idioma Latim e não é mais exigida para descrição.

 

10- Mantenha a organização

Para currículos que são enviados em papel, tanto por correio, quanto por entrega pessoal é imprescindível que este esteja em perfeito estado. Observe sempre a página onde está impresso para que não contenha nenhum tipo de demonstração de descuido, como sujeiras ou partes amassadas e rasgadas. O profissional deve ter em mente que seu currículo é sua apresentação e a forma como ele é elaborado reflete diversos aspectos de sua conduta.

 

MODELO DE CURRICULUM GRÁTIS

Hoje o se CV é a porta de entrada para o marcado de trabalho, por isso nunca esqueça de colocar todas as informações importantes e pertinentes a sua experiência profissional.

Segue abaixo alguns modelos de curriculo para você se inspirar.

Lembre-se que o Microsoft WORD é uma poderosa ferramenta para criação de curriculos, lá existem também diversos modelos prontos.

Modelo 1: https://lh6.googleusercontent.com/-W5W9IH69hKc/T6LkylvR4NI/AAAAAAAABNA/nB3-S-0MX-I/s512/modelo-de-curriculo-gratuito.png

 

Modelo 2: https://lh5.googleusercontent.com/-x6jijlVbve0/T6LkyNuuUgI/AAAAAAAABMw/hiHIIshLCd8/s400/curriculo.png

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “Curriculum Vitae Dicas | Modelo de Curriculum

  1. gostei bastante desta forma tao simples e practica de elaborar um curriculo vitae. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *