Você está em: Cursos Gratuitos > Como fazer um curriculum vitae > Curriculum Vitae | saiba tudo

Curriculum Vitae | saiba tudo

O QUE É UM CURRICULUM VITAE?

O Curriculum Vitae, proveniente do Latim, significa trajetória de vida, atualmente o termo é utilizado para descrever um documento escrito por você que contém informações pessoais, como nome, documentos, endereço, etc., da sua vida escolar e /ou acadêmica, principais habilidades e experiências profissionais anteriores. As abreviações CV e currículo são também muito utilizadas por empregadores.

De um modo geral, podemos dizer que o CV é a primeira e muitas vezes, a única impressão antes da entrevista que um empregador tem sobre você.

Qual a função de um Curriculum Vitae?

Como dito anteriormente, o currículo tem a função de auto-apresentar o candidato ao contratante, sem que este tenha que estar necessariamente presente. Um currículo redigido com clareza e objetividade pode não ser suficiente para garantir seu emprego dos sonhos, mas é o primeiro passo para conquistá-lo. Fique atento às nossas dicas para errar na elaboração do seu!

  • Por que eu devo fazer um?

O CV é o resumo das suas principais qualificações e aptidões para o emprego que está tentando uma vaga. Será o seu primeiro contato com a empresa contratante e talvez sua única de chance de provar que está apto e é o melhor para a vaga disponível. Quase todas as empresas utilizam o currículo como a primeira fase para a contratação e um bom CV pode te levar à entrevista ou a prova de conhecimentos. Além disto, o CV também pode ser utilizado para fins acadêmicos, como pleitear uma vaga em um curso, embora seja mais utilizado nestes casos o Currículo Lattes.

  • Quais dados documentos devo colocar?

No início da folha deve ser colocado seus dados pessoais de identificação: nome completo, endereço da sua residência, telefone para contato- da sua casa e celular, data de nascimento. Dados de documentos como CPF, RG, Título de eleitor, e outros, só devem ser colocados caso a empresa exija previamente.

Qual a diferença entre o Currículo Vitae e o Currículo Lattes?

curriculum empregosO currículo Vitae é mais focalizado nas suas experiências profissionais, habilidades, competência e aptidões para a vaga de emprego que deseja. As informações acadêmicas são resumidas, apenas as mais relevantes são escolhidas, tais como graduação, pós-graduação, caso você os tenha.
Já o Currículo Lattes por ser mais empregado em cursos e empregos acadêmicos, como uma vaga para trabalhar como professor universitário, bolsa de projetos na universidade em que estuda, ele focaliza primordialmente sua trajetória escolar/acadêmica, com muitos detalhes sobre as pesquisas que você realizou, os cursos de extensão ou formação acadêmica, eventos e trabalhos publicados.

Diferenças existentes entre os Currículos Vitaes

Existem três tipos de CV utilizados, cada um possui suas características próprias e ressaltam diferentes informações da sua vida. Conheça todos  os modelos e escolha qual deles é indicado à você:

  • Currículo Cronológico: este é o modelo mais utilizado no país, como seu próprio nome diz, as informações são dispostas no papel em uma ordem cronológica (temporal), começando pelas mais recentes. Por exemplo, você sempre irá listar do seu último emprego- ou emprego atual, para o primeiro.
  • Currículo Funcional: As experiências profissionais não são tão importantes neste modelo, de ênfase as suas competências e habilidades. Está em dúvida quando utilizá-lo? Por ser a melhor forma de ocultar informações indesejadas pelo candidato sobre suas experiências profissionais, é indicado para pessoas que alternaram entre vários empregos, desempregados ou quem ainda não entrou no mercado de trabalho.
  • Currículo Misto: Une as principais características de ambos currículos e é considerado o melhor modelo, por ser mais comunicativo, mas é apenas indicado para quem já tem muitas experiências profissionais e uma carreira notável.

Como conseguir um emprego com meu currículo

Com a evolução tecnológica dos últimos tempos, atualmente há diversas possibilidades de enviar seu currículo para empresas de todo o mundo. Destacamos as formais mais populares:

  • Sites de Empregos: Há diversos sites especializados em buscar empregos na internet e muito deles funcionam efetivamente, inclusive sites gratuitos. As empresas preferem este serviço por representar uma grande economia e facilidade na contratação, pois os tais sites oferecem gratuitamente mecanismos de selecionar os melhores profissionais interessados de acordo com seu currículo.
  • Por e-mail: Muitas empresas exigem que os interessados à uma de suas vagas enviem seus currículos para  o e-mail do setor de recursos humanos ou da própria empresa. O endereço eletrônico é disponibilizado no anúncio da própria vaga. Neste caso prefira o formato PDF, pois os documentos do Word possuem diversas versões e você corre o risco da empresa não conseguir abrir seu arquivo por incompatibilidade na formatação.
  • Formulário da empresa: O contratante pode exigir que os interessados cadastrem seus currículos diretamente no próprio site da empresa por meio de formulário para serem arquivados em um banco de dados. Para encontrar as empresas que disponibilizam este serviço, procure nos buscadores –Google ou Bing- por palavras-chave como: enviar curriculum/currículo ou cadastre seu curriculum/currículo.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *