Você está em: Cursos Gratuitos > Língua Portuguesa > CRASE – regras, o uso, exemplos, exercícios

CRASE – regras, o uso, exemplos, exercícios

A crase é um termo que designa qualquer fusão de vogais, sendo que pode ser com qualquer vogal trabalhada na língua portuguesa. No português, no entanto, a fusão mais comum é de A + A. Sendo que no caso de A + A, um deles tem que ser sempre uma preposição, e o outro tem que ser um artigo. Para ter uma crase, a oração vai precisar ter uma preposição regida pelo termo anterior e também um artigo feminino aceito pelo termo posterior.

Quando houver estas duas condições na frase, teremos uma crase. Existem dois testes que podem ser feitos para testar se existe crase ou não.

O primeiro teste funciona da seguinte forma: trocar o termo posterior por um termo masculino. Se a expressão ficar com a preposição a o ao, você poderá fazer o segundo teste na frase para ver se existe crase, der o, é porque não existe crase.

O segundo teste funciona da seguinte forma. Pegue sua frase, e crie uma sentença com “gostar” mais o que vem posterior. Se a sentença der “Eu gosto da”, a frase vai te ruma crase. Agora, se o resultado da sentença é “Eu gosto de” ou “Eu gosto do”, não vai existir crase.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *