Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > Complexo de GOLGI – foto, função e dicas

Complexo de GOLGI – foto, função e dicas

Proteínas que são destinadas á organelas como o endossomo, membrana celular, ou para a secreção extracelular, precisam ser modificadas. A modificação é necessária para o correto direcionamento da proteína para sua localização final.

A modificação ocorre quando moléculas específicas de açúcar são adicionadas a um oligossacarídeo primário. Estes complexos de açúcar são os sinalizadores frequentemente requeridos para o direcionamento da proteína para o seu destino final.

 

complexo golgiense

 

Um exemplo disto é a manose-6-fosfato. Estas modificações nas cadeias laterais de açúcares ocorre dentro do complexo de Golgi. Nós iremos ficar no direcionamento de uma enzima hidrolase para o endossomo.

Hidrolases são enzimas que degrada outras moléculas. O endossomo é uma organela que contém moléculas a serem degradadas. Outro componente importante é a proteína receptora M6P.

Primeiramente a hidrolese é transportada do RE para o complexo de Golgi por meio de uma vesícula. Enquanto ela está sendo transferida através do RE, a rede cis do complexo de Golgi, a modificação do oligossacarídeo primário começa. O termo para este processo é glicolisação.

Nos humanos, defeitos na glicolisação no complexo de Golgi podem gerar doenças específicas.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *