Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > COMERCIO EXTERIOR | FACULDADE E CURSO

COMERCIO EXTERIOR | FACULDADE E CURSO

COMÉRCIO EXTERIOR

O comércio exterior trata das práticas que envolvem o campo das negociações comerciais entre países. Esse processo acontece em diversos segmentos, como para as empresas privadas, organizações, instituições do governo e demais canais que possam representar oportunidades de negociação e comércio entre diferentes países. O profissional que atua na área de comércio exterior tem a responsabilidade de dominar todas as informações pertinentes a essas negociações, com o objetivo de oferecer melhores soluções quanto aos produtos, as condições, as transações financeiras e todo o resultado decorrente de destes processos. Assim, sua atuação pode ser identificada em diferentes áreas e segmentos da economia, pois o exercício do comércio exterior se faz presente em diversos deles. Esse é dos fatores pelos quais a escolha por esta profissão pode representar uma gama de oportunidades mais diversificada, sempre variando de acordo com a qualificação e a experiência de cada profissional. Para que um indivíduo se torne um profissional da área de comércio exterior é necessário realizar um curso superior de graduação, que pode acontecer de forma regular, com o período estimado de 4 (quatro) anos de duração, ou, optar também pela realização de um curso ministrado para a formação de tecnólogo; sendo este, com a duração total de 2 (dois) anos. Ainda, ao profissional que deseja atuar nesse segmento e já finalizou o curso de graduação é possível realizar cursos específicos em instituições que possuam programas educacionais voltados para áreas distintas. De forma geral, um curso de especialização ou extensão, por exemplo, pode ser feito em universidades ou instituições de ensino que possuem atividades específicas para o ensino direcionado, após o término do curso de graduação. É bastante indicado que o profissional desta área se dedique ao estudo ou à realização de um programa de especialização fora da previsão acadêmica para a graduação, pois, o campo de trabalho permite que este indivíduo atue em empresas dos mais diversos segmentos e desenvolva atividades em diferentes campos, tais como o controle de um departamento que trata de entrada e saída de mercadorias no país; o contato com empresas do setor para o acompanhamento de negociações; controle de produtos para diferentes áreas; contato direto com clientes envolvidos em processos comerciais; atuação em área financeira, com o objetivo de desenvolver melhores soluções para a gestão de renda e diversas outras atribuições.

O CURSO DE FORMAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

Diante da possibilidade na realização de cursos com duração de 4 (quatro) anos – para graduação, e 2 (dois) anos para a formação tecnológica cabe ao aluno ingressar na opção que mais atender às suas necessidades, para esta primeira etapa do processo que envolve a formação de um profissional da área de comércio exterior. Para os cursos de graduação que acontecem em instituição de ensino superior e têm a duração de quatro anos, o conteúdo desenvolvido é apresentado de forma mais abrangente e possibilitam uma compreensão mais ampla sobre todas as atividades que envolvem o segmento do comércio exterior. Já para a formação como tecnólogo, o conteúdo programático tem o objeto de apresentar atividades mais direcionadas oferecendo uma visão geral da profissão de forma menos aprofundada e mais focada em determinado campo do comércio exterior, ou região onde o profissional poderá atuar. Entretanto, em cada uma das duas formas de curso, o alune terá efetivo contato com disciplinas que tratam das ciências exatas, bem como, com a geografia, o direito, a administração e outros conteúdos específicos. O domínio de outros idiomas também deve fazer parte da formação deste profissional, pois seu contato com outros profissionais e com informações de língua estrangeira – especialmente língua inglesa são efetivos para o exercício destas atividades. Uma das razões que justificam esta informação é a quantidade de oportunidades em diferentes segmentos do mercado de trabalho para o profissional da área de comércio exterior. Sua atuação pode acontecer em indústrias, empresas privadas, organizações que atuam sob responsabilidade do governo; como embaixadas e conselhos federais, pólos industriais, instituições que desenvolvem atividades financeiras – como para o mercado de ações de empresas de câmbio, companhias de logística, que tratam do transporte de carga em todo o mundo, bem como, outros segmentos específicos. Desta forma, a correta formação, assim como a realização de constantes atualizações e especializações pode significar um diferencial para o mercado de trabalho, uma vez que as atividades desenvolvidas no campo do comércio exterior são bastante efetivas em todos os continentes e seus profissionais devem estar bem preparados para o exercício de suas atividades nas mais diversas situações.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR

Instituição: Aduaneiras Cursos e Treinamentos
Cidade: Diferentes regiões do país
Link para curso: www.cursos.aduaneiras.com.br/

 

Instituição: UNITAU
Cidade: Taubaté – São Paulo
Link para curso: http://site.unitau.br//cursos/graduacao/humanas/comercio-exterior

 

Instituição: FIRJAN – SENAI
Cidade: Rio de Janeiro
Link para curso: www.firjan.org.br/data/pages/2C908CE921D61B940121E97BB5221EEF.htm

 

Instituição: UNISINOS
Cidade: São Leopoldo – Rio Grande do Sul
Link para curso: www.unisinos.br/ead/cursos/graduacao/comercio-exterior/

 

Instituição: UNA
Cidade: Belo Horizonte – Minas Gerais
Link para curso: www.una.br/curso/graduacao/comercio-exterior

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “COMERCIO EXTERIOR | FACULDADE E CURSO

  1. Ola, gostaria de obter mais informaçao arrespeito do curso de comercio de exterior, tipo onde fazer? quais faculdades oferecem esse curso? qual a duraçao do curso? valor do curso?
    enfim………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *