Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > Cloroplastos – Fotossíntese

Cloroplastos – Fotossíntese

Os Cloroplastos são os grandes responsáveis pela fotossíntese, responsável pela alimentação das plantas. Os cloroplastos são uns tipos de organelas, sendo que estas contêm clorofila. A clorofila acaba sendo uma das grandes responsáveis pelo fenômeno da fotossíntese. Esta organela apenas está presente no citoplasma de células de plantas e de algas. Ou seja, nenhum animal apresenta este tipo de organela na sua composição.

Apesar de ser exclusiva das plantas e também das algas, elas possuem uma estrutura muito parecida com as das mitocôndrias: apresenta dupla membrana, DNA próprio, forma esférica ou ovóide, tamanho e quantidade variando conforme o tipo celular e origem endossimbionte, porém, são bem maiores que as mitocôndrias.

Existe uma teoria que tenta explicar a origem dos Cloroplastos, que teria surgido a partir de uma cianobactéria ancestral engolfada pelas células eucariótica. Apesar de existir células com apenas um cloroplasto, é muito mais comum se encontrar na natureza células com cerca de 50 a 150 cloroplastos.

cloroplastos na fotossintese

Normalmente, cada uma dessas organelas possui a seguinte composição básica: proteínas, lipídeos, clorofila, água e carotenóides. Grande concentração das proteínas necessárias a um cloroplasto é sintetizada pelo núcleo da célula, migrando para o interior de sua matriz, denominada estroma. Já a produção dos lipídeos, fica a cargo de seu próprio metabolismo.

FOTOSSINTESE


A fotossíntese é um processo muito importante pra a vida de grande parte dos animais que vivem no planeta. Apesar disso, os grandes protagonistas deste processo não são feita pelos animais, mas sim pelas plantas. A fotossíntese nada mais e do que um processo de alimentação que as plantas se utilizam para conseguir viver. O processo sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida no planeta, pois todas precisam desta energia para sobreviver.
A fotossíntese só pode ser feita por organismos clorofilados, e para dar início ao processo é fundamental que haja energia solar, porque através da energia do sol que as plantas utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários.
Através da fotossíntese as plantas produzem oxigênio e carboidratos a partir do gás carbônico. Na respiração ela consome oxigênio e libera gás carbônico no ambiente, entretanto em condições normais, a taxa de fotossíntese é cerca de 30 vezes maior que a respiração na mesma planta, podendo ocorrer momentos em que ambas serão equivalentes.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “Cloroplastos – Fotossíntese

  1. Galera esse site e muito bom eu adorei eu aprendi muito tudo que ta ai eu to estudando também encontrei a resposta para minha pesquisa.

  2. ola galera esse saite e muito legal aprendi muitas coisas , que nem sabia e me ajudou muito ase e muito bom ! adorei beijos*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *