Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Circuito Série, Paralelo e Misto – Eletricidade

Circuito Série, Paralelo e Misto – Eletricidade

Circuito Simples

calcular formula circuito simplesO conceito de circuito simples sempre será visto quando o aluno vai fazer alguma prova que tenha questões de física e de eletricidade. O conceito de circuito é sempre o mesmo: conjunto de caminhos que permitem a passagem da corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador.

Para montar um circuito simples, é muito fácil. Primeiramente, basta ter uma fonte de energia, como uma pilha ou uma bateria. Depois, basta ter um fio que ligue esta bateria com o objeto que vai consumir a eletricidade, no caso de uma lâmpada. Mas se você ligar as duas pontas, tanto positivo quanto negativo, na lâmpada, e fechar este circuito, a lambada estará sempre ligada. Então, é necessário colocar no meio do caminho uma chave para que a pessoa consiga fechar e abrir o circuito, permitindo que a lâmpada acenda e apague.

Como sabemos os filamentos das lâmpadas não são condutores ôhmicos, isto é, não têm resistência constante. No entanto, muitas vezes consideramos essa resistência aproximadamente constante e representamos as lâmpadas como resistores. Dessa forma, os diagramas da figura acima poderiam ser representados como nesta outra ilustração (figura abaixo), em que R é a resistência da lâmpada.

Circuito Paralelo

calcular formula circuito paralelo fisicaO circuito paralelo já é mais complicado do que o circuito simples porque não envolve apenas uma simples conexão entre a fonte de energia, o objeto que consume a energia e também a chave fechando um circuito. O circuito paralelo é um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo). É uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos. A nomeação descreve o método como os componentes são conectados.

Quando representados em uma figura para a representação do fechamento deste circuito, percebe-se que a invés de um circulo fechado, este tipo de circuito é comporto por duas linhas paralelas, sendo que elas são conectadas por três pontos para que a energia possa circular. Como demonstração, consideremos um circuito simples consistindo de duas lâmpadas e uma bateria de 9 V. Na ligação paralela, os terminais positivos das lâmpadas são ligados ao terminal positivo da bateria, e os terminais negativos das lâmpadas são ligados ao negativo da bateria, sendo esta ligação diferente da ligação série.

As grandezas que podem ser medidas neste circuito são R, a resistência elétrica (medida em ohms (Ω)); I, a corrente elétrica (medida em ampères (A), ou coulombs por segundo); e V, a tensão elétrica, (medida em volts (V), ou joules por coulomb). A tensão é a mesma através de qualquer um dos componentes que estejam conectados em paralelo.

Circuito Misto

calcular formula circuito mistoO conceito de circuito simples sempre será visto quando o aluno vai fazer alguma prova que tenha questões de física e de eletricidade. O conceito de circuito é sempre o mesmo: conjunto de caminhos que permitem a passagem da corrente elétrica, no qual aparecem outros dispositivos elétricos ligados a um gerador. O circuito paralelo já é mais complicado do que o circuito simples porque não envolve apenas uma simples conexão entre a fonte de energia, o objeto que consume a energia e também a chave fechando um circuito.

O conceito de circuito misto nada mais é do que um circuito que tenha mais de um tipo de ligação. Em diversas situações podemos dispor de um circuito elétrico composto por resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série. Esses circuitos recebem o nome de circuito misto. Embora esse tipo de circuito nos pareça complexo, podemos encontrar o resistor equivalente.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>