Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Química > Ciclos Biogeoquimicos – Biogeoquimico

Ciclos Biogeoquimicos – Biogeoquimico

BIOGEOQUÍMICA

ciclos biogeoquimocsÉ perceptível desde a primeira audição a junção de algumas áreas referentes às ciências biológicas na palavra biogeoquímica. Esta disciplina trata, de fato, da união entre os fatores existentes em um ecossistema e a movimentação natural dos elementos químicos. Assim, a biogeoquímica acontece em ciclos de vida dos organismos existentes em um ecossistema, quando sua matéria orgânica é exposta a diversos agentes químicos que tratam de fazer com que essa mesma matéria retorne ao ambiente de forma que outro organismo com vida possa aproveitar estes elementos e utilizá-los como recursos fundamentais para sua sobrevivência.

 

COMO SE DESENVOLVE A BIOGEOQUIMICA

Em um ecossistema vivo e dinâmico, estes ciclos pelos quais a biogeoquímica acontece têm influência sobre todos os processos biológicos, físicos e químicos na criação e retenção de nutrientes para que o processo seja completo e esteja em constante movimento. É um ciclo, realmente. Todas as etapas que integram a biogeoquímica são fundamentais para que ela funcione e dela participam os animais, as plantas, os elementos químicos e físicos de um ecossistema e todos os seres vivos que compõem um mesmo conjunto.

 

QUAIS OS CICLOS

Entre os mais importantes ciclos da biogeoquímica é possível identificar o:

  • Ciclo do carbono;
  • Ciclo do fósforo;
  • Ciclo do nitrogênio;
  • Ciclo do oxigênio;
  • Ciclo da molécula de água; e
  • Ciclo do hidrogênio;

 

Desta forma, acontece uma permuta constante de elementos do meio físico e do conjunto de seres vivos e este processo deve acontecer de forma totalmente equilibrada para que a continuidade destes ciclos seja garantida.

 

PARA ENTENDER A BIOGEOQUIMICA

De uma forma mais simplista, é possível identificar à biogeoquímica observando o ambiente onde um animal vive; ele consome o que é necessário para sua sobrevivência e quando se torna matéria orgânica, fornece seus elementos de volta para a terra, assim como as plantas que consomem gás carbônico e liberam oxigênio. Os processos de transpiração das folhas e vaporização da água também compõem o sistema que controla o constante movimento do ciclo biogeoquímico. Assim, até mesmo a água da chuva torna-se parte muito importante neste processo e é muito fácil perceber como todos os elementos existentes em um ecossistema trabalham juntos e sem interrupção para que a biogeoquímica e seu processo de ciclos se desenvolva de forma constante e equilibrada. Desta forma fica claro que esse processo tem absoluta importância para o desenvolvimento e a vida de todos os seres vivos que coexistem no planeta, especialmente para o ser humano, que depende de diversos recursos naturais para sua existência e permanência.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *