Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > Ciclo do Fósforo

Ciclo do Fósforo

Na lista dos elementos mais importantes para a vida no planeta, sempre são mencionados o carbono, o nitrogênio, o hidrogênio e o oxigênio. Mas a maioria das pessoas acaba fazendo uma espécie de injustiça com o fósforo, que também é um dos elementos químicos mais importantes do nosso planeta. Todo mundo sabe, por exemplo, que nossas informações genéticas estão todas guardadas no DNA. É lá que estão basicamente as instruções para que um ser humano seja constituído assim como ele é, e não como um macaco, por exemplo. Mas este material do DNA contém muito fósforo.

Em certos aspectos, o ciclo do fósforo é mais simples do que os ciclos do carbono e do nitrogênio, pois não existem muitos compostos gasosos de fósforo e, portanto, não há passagem pela atmosfera. Outra razão para a simplicidade do ciclo do fósforo é a existência de apenas um composto de fósforo realmente importante para os seres vivos: o íon fosfato.

As plantas obtêm fósforo do ambiente absorvendo os fosfatos dissolvidos na água e no solo. Os animais obtêm fosfatos na água e no alimento.  A decomposição devolve o fósforo que fazia parte da matéria orgânica ao solo ou à água.

como é o ciclo do fosforo

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *