Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > Ciclo do Carbono – Ciclos Biogeoquímicos

Ciclo do Carbono – Ciclos Biogeoquímicos

o ciclo do carbono na atmosferaSe pararmos para perguntar para um estudante qual elemento químico mais importante do nosso planeta, muitas pessoas vão dizer que é oxigênio, porque sem eles não viveríamos. É verdade, o oxigênio é fundamental para a vida da nossa espécie no planeta. Mas o elemento mais importante está longe de servir a apenas algumas espécies. Este elemento está presente em basicamente toda a estrutura viva no nosso planeta, e é o carbono.

O carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos, cujo ciclo consiste na assimilação (fixação) dos átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera (CO2), e convertidos em substâncias mais elaboradas (carboidratos, proteínas), a partir do metabolismo fotossintético realizado pelos organismos autotróficos.

O ciclo do carbono sempre faz referência ao ciclo de aproveitamento deste elemento químico no planeta. Parte dos compostos orgânicos formados são aproveitados pelo próprio organismo produtor, e o restante da produção incorporada à biomassa do mesmo, servindo como fonte de nutrientes para os subsequentes níveis tróficos da cadeia alimentar, os consumidores: primários (herbívoros), secundários (onívoros) e terciários (todos os carnívoros), até o nível dos decompositores, efetuando a degradação da matéria.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *