Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Ciclo de Carnot – Termodinâmica

Ciclo de Carnot – Termodinâmica

O Ciclo de Carnot surgiu quando, em um determinado momento da história da humanidade, as pessoas pensaram que seria possível criar uma máquina que transformasse  toda a energia colocada em força de trabalho . Isso porque nesta época as pessoas já tinham inventado muitas máquinas que transferiam a força colocada para a força de trabalho, que ajudava muito, principalmente na agricultura. Mas nem toda a força era transferida, sendo que havia perdas no meio do caminho.

Para demonstrar que não seria possível, o engenheiro francês Nicolas Carnot (1796-1832) propôs uma máquina térmica teórica que se comportava como uma máquina de rendimento total, estabelecendo um ciclo de rendimento máximo, que mais tarde passou a ser chamado Ciclo de Carnot.

Nesta máquina idealizada pelo cientista, a quantidade de calor é fornecida pela fonte de aquecimento e quantidade cedida à fonte de resfriamento são proporcionais às suas temperaturas absolutas.  Com isso, é possível entender que para que haja um rendimento de 100%, todo o calor deverá ser transformado em trabalho.

 

termodinamica ciclo de carnot

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *