Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Calorimetria – exercícios e fórmula

Calorimetria – exercícios e fórmula

A calorimetria é a parte da física que tenta entender como acontecem os fenômenos relacionados a transferência de calor. Mas antes de entender estes conceitos de física, seria interessante entender o conceito de calor. O calor é uma forma de energia emitida sempre por uma fonte. O calor,  quando atua em um determinado corpo, faz com que suas moléculas fiquem agitadas. Quanto mais agitadas estiverem as moléculas, mas energia elas vão liberar, e consequentemente mais quente o corpo em questão vai ficar.

O que se observa é que quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e o inverso também é verdadeiro, ou seja, a temperatura é uma grandeza física que está associada de alguma forma ao estado de movimentação ou agitação das moléculas.

 

formula calorimetria

 

Através da Calorimetria, é possível entender porque, por exemplo, um determinado objeto pede calor com o passar do tempo. Isso acontece porque todo o objeto na face da terra tende a entrar em equilibro térmico com o objetivo que está em contato do mesmo. Assim, existe uma troca de energia, fazendo com que o objeto mais quente fique mais frio e o objeto mais frio que mais quente Assim, eles entram em equilíbrio.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *