Você está em: Cursos Gratuitos > Física > Calcular Velocidade e Aceleração Média

Calcular Velocidade e Aceleração Média

Velocidade Média

Velocidade sempre é uma questão que sempre acaba aparecendo nas provas que possuem questões de física. Existem diversos tipos de perguntas que podem ser feitas envolvendo a física, mas uma questão que cai muito é a questão da velocidade média de um determinado objeto.

Na física, velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual a distância percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal. É uma grandeza vetorial, possuindo direção, sentido e módulo, esse último chamado de rapidez e de dimensões [L][T]-1, sendo medida no SI em metros por segundo (m/s ou ms-1). Em geral, os símbolos da velocidade são v ou , o primeiro para a velocidade escalar e o segundo para o vetor velocidade. A variação da velocidade em relação ao tempo é a aceleração.

Quando o movimento for retilíneo uniforme, a sua velocidade média sempre será a velocidade em qualquer instante.

velocidade média movimento uniforme

 

Aceleração Média

Quando estamos falando em aceleração, obviamente estamos falando em velocidade, e obviamente estamos falando de física. O conceito de aceleração é muito importante para o calculo de diversas outras propriedades da velocidade. Em Física, a aceleração (símbolo: a) é a taxa de variação (ou derivada em função do tempo) da velocidade. Ela é uma grandeza vetorial de dimensão comprimento/tempo² ou velocidade/tempo. Em unidades SI, é quantificada em metro por segundo ao quadrado (m/s²). No CGS, é quantificada em Gal, sendo que um Gal equivale a um centímetro por segundo ao quadrado (cm/s²).

Agora, quando estamos falando em desaceleração, na verdade estamos falando sempre em uma aceleração negativa. Portanto, isso é um conceito muito importante que deve estar claro nas cabeças de quem vai fazer alguma prova. Quando um enunciado diz que em um processo de desaceleração não existe aceleração, está mentindo, porque ali vai estar representada sim uma aceleração, mas com valores negativos.

Assim a aceleração é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Desta forma o único movimento que não possui aceleração é o MRU – movimento retilíneo uniforme.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *