Você está em: Cursos Gratuitos > Matemática > Calcular MMC – como fazer, exercícios e dicas

Calcular MMC – como fazer, exercícios e dicas

O MMC quer dizer Mínimo Múltiplo Comum . Para entender melhor o que isso significa imagine dois ou mais números distintos. Vamos determinar o menor múltiplo comum (não negativo) a todos eles.

Exemplo: Determine o mmc entre 3 e 5. Você vai pegar os conjuntos de números que são múltiplos de 3 e escrever eles. Depois você vai fazer a mesma coisa com os números múltiplos de 5. Agora, comparando os dois conjuntos, você vai ver o menor numero que combinados poderão ser múltiplos, que neste caso é 15.

Lembrando sempre que no MMC, e também no MDC levaremos em conta apenas ao múltiplos e divisores não negativos.  Isso porque o zero é múltiplo de qualquer numero.  Uma regra prática, supomos que queremos saber o MMC de 15 e 10.  Primeira coisa, pegue o primeiro numero primo que possa dividir pelos números, no caso, o 2. Faz o divisão e o numero que não de pra dividir repete na sequencia.

Quando não houver mais possibilidade de divisão com aquele numero, você deverá passar para o próximo número primo.  Assim você continua até o resultado das divisões der 1. Depois pegue todos os números primos utilizados e multiplique.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *