Calcular área e perímetro do Triângulo e Trapézio

Área e Perímetro do Triângulo

calcular area e perimetro do trianguloEsta é uma das questões que mais caem tanto em provas de vestibular quando em provas de concursos. Às vezes ela não aparece especificamente pedindo para que você calcule a área de um triangulo, mas a questão acaba aparecendo de outras formas, como pedindo para calcular uma área total de objetos que são constituídos por triângulos, por exemplo. Então, é de fundamental importância que os estudantes saibam como é possível calcular a área deste triangulo.

Primeiramente, é importante conhecer alguns conceitos: Área é a quantidade de espaço de uma superfície. Perímetro pode ser definido como o comprimento da curva em torno de uma figura fechada e limitada. Calcular área e perímetro  é muito comum em exercícios de vestibulares.

A fórmula básica para calcular a área de um triângulo é base vezes altura dividido por dois. Portanto, é importante que você encontre estes valores antes de obter a área total de um determinado triangulo.

É importante lembrar que a fórmula muda caso seja um triangulo equilátero. Neste caso você terá que ter o valor de um dos lados do triangulo e elevar ele ao quadrado, multiplicando pela raiz de 3 e dividindo tudo por 2.

 

Área e Perímetro do Trapézio

calcular area e perimetro do trapezioQuando estamos falando em calculo do perímetro de um trapézio, estamos falando também do calculo do perímetro de um triangulo. O calculo do perímetro dessa figura geométrica acaba se mostrando essencial para que consigamos chegar na área de um trapézio. E isso parece lógico quando analisamos a figura, e encontramos dentro do trapézio geralmente mais de um triangulo. E quando separamos os dois triângulos que são encontrados dentro de um trapézio têm também um quadrado.

Um trapézio é formado por uma base maior (B), por uma base menor (b) e por uma altura (h).

Para fazermos o cálculo da área do trapézio é preciso dividi-lo em dois triângulos, veja como:

Primeiro: completamos as alturas no trapézio:

Segundo: o dividimos em dois triângulos:

A área desse trapézio pode ser calculada somando as áreas dos dois triângulos (∆CFD e ∆CEF).

Antes de fazer o cálculo da área de cada triângulo separadamente observamos que eles possuem bases diferentes e alturas iguais.

5 comments

  1. amanda valadares disse:

    bligado pela ajudinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :) :)

  2. cirilo dos santos disse:

    :(

  3. cirilo dos santos disse:

    naum adiantou porra nem uma :´(

  4. aline lar dos santos disse:

    brigadinhoooo fico feliz por tentar ajudar :D

  5. carol barros disse:

    Ual, eu estava com bastante dúvida sobre isso, mais vocês me ajudaram, muuuuuuuuuito OBRIGADA! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *