Você está em: Cursos Gratuitos > Matemática > Calcular área e perimetro da Circunferência ( circulo )

Calcular área e perimetro da Circunferência ( circulo )

Frequentemente nos deparamos com a seguinte questão: calcule o perímetro de uma circunferência. Para quem não faltou as aulas de matemática sabe que o perímetro de qualquer figura sempre se encontra quando somamos os lados da mesma. Agora, como podemos fazer isso com um circulo, já que a figura não possui lados.  Bem, quando se fala em calcular um perímetro de uma circunferência, nada mais estão pedindo do que calcular o comprimento da mesma. Porque se repararmos bem, uma circunferência anda mais é do que uma mesma linha, só que fechada.

Para comprovar podemos pegar uma linha e marcar dois pontos em suas extremidades. Quando fecharmos essas duas pontas, formamos uma circunferência.

Por isso que a razão entre seu comprimento C e o seu diâmetro 2r (duas vezes o raio) será sempre igual, ou seja, terá sempre o mesmo valor, independentemente do tamanho do seu comprimento e diâmetro.

C = constante

2r

Essa constante foi indicada pelo matemático grego Arquimedes de Siracusa como tendo o seu valor numérico aproximadamente 3,14 e simbolizado pela letra π, então:

C = π = 3,14

2r

Isolando o comprimento C, temos o perímetro da circunferência:

area e perimetro do circulo

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *