Você está em: Cursos Gratuitos > Bolsas de Estudo > Bolsas de Estudo no Exterior

Bolsas de Estudo no Exterior

Estudar fora do Brasil

Muitas pessoas possuem o sonho de estudar no exterior e agregar um diferencial em sua vida curricular. Porém, a decisão de estudar no exterior está sempre relacionada ao preço desta experiência. E para arcar os custos desse sonho, uma parte dos estudantes considera a opção de procurar ajuda (principalmente financeira) para realizá-lo. E a melhor opção é conseguir uma bolsa de estudo.

Muitas instituições de ensino estrangeiras oferecem bolsas de estudos, mas existem regras e condições para conseguir uma vaga. Por isso, nem todo estudante que se inscreve é selecionado e o desconto obtido, às vezes, cobre apenas uma parte das taxas.

Apesar disso, as bolsas de estudo trazem inúmeras vantagens para o estudante. Pois, além de ajudar a colocar em prática os planos de estudar no exterior e conseguir a ajuda financeira de universidades, ajuda ao estudante e futuro profissional a impressionar os empregadores, porque prova que o estudante é uma pessoa determinada e interessada em seguir os seus sonhos – que são qualidades pessoais que irão refletir o estilo de trabalho da pessoa.

 

Passos para Obter uma Bolsa de Estudo

1) Contato com a Instituição – Esse é o primeiro passo para se conseguir uma bolsa de estudos. São muitas e variadas opções, portanto somente a universidade estrangeira de seu interesse saberá informar os detalhes do processo de admissão a que você terá que se submeter para conquistar a bolsa de estudos.

2) Inscrição – O segundo passo é preencher de forma completa e correta o formulário de inscrição. Certifique-se de providenciar toda a documentação exigida pela universidade que ajudarão a qualificá-lo à bolsa. Um formulário incompleto leva à rejeição do candidato. Portanto, comece o processo de inscrição antecipadamente, dando tempo suficiente até a data de entrega dos documentos. E antes de enviá-los, pesquise sobre o assunto, converse com pessoas que conseguiram bolsas de estudo, tire dúvidas com a instituição. Reúna toda a informação necessária (normalmente, é necessário providenciar traduções oficiais dos seus documentos do português para o inglês).

3) Exigências – Cada faculdade e universidade estrangeiras têm regras específicas quanto a bolsa de estudo. As exigências diferenciam até mesmo entre as bolsas oferecidas pela mesma universidade, mas para situações diferentes.

Bolsas de estudos no Exterior

 

 

Concessão das Bolsas de Estudo

As bolsas de estudo são concedidas levando em consideração as necessidades do candidato ou o seu desempenho excepcional em algum campo (educação, esporte, teatro etc.). Várias universidades oferecem bolsas de estudos específicas para estudantes estrangeiros, outras têm programas em parceria com o governo e empresas.

Algumas faculdades irão ajudar apenas no custo do ensino, enquanto outras cobrirão além do ensino, a acomodação, a alimentação e outras despesas.

Ao pesquisar as instituições de ensino internacionais do seu interesse, você deve informar-se sobre os programas de cada uma, já que as exigências irão diferir entre cada uma delas.

 

Instituições que oferecem Bolsas de Estudo

Existem diversas fundações e agências de cooperação internacionais que oferecem bolsas de estudos para alunos estrangeiros de graduação, pós-graduação e extensão. Todas as informações sobre os requisitos e condições das bolsas devem ser buscadas diretamente com as instituições que as concedem. Segue abaixo a relação:

 

Alemanha

DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Informações: www.rio.daad.de

 

Austrália

Endeavour
Informações: http://www.deewr.gov.au/International/EndeavourAwards/Pages/Home.aspx

 

Canadá

Conselho Internacional para Estudos Canadenses
Informaçoes: www.brasil.gc.ca

 

Chile

Agencia de Cooperacion Internacional de Chile
Informações: www.agci.cl

 

Estados Unidos

Fullbright
Informações: www.fulbright.org.br

American Association for University Women (AAUW)
Informações: www.aauw.org/education/fga//fellowships_grants/international.cfm

 

Espanha

MAEC
Informações: www.becasmae.es

Mario Benedetti
Informações: www.ua.es/es/internacional/prog07/index.html

Agência Espanhola de Cooperação Internacional
Informações: www.aeci.es./pcimae/

 

França

CampusFrance
Informações: www.brasil.campusfrance.org/

Egide
Informações: www.egide.asso.fr/fr/programmes/bfe

 

Holanda

Netherlands Student Grantfinder
Informações: www.grantfinder.nl

 

Itália

Programa do Ministério das Relações Exteriores da Itália
Informações: www.ambbrasilia.esteri.it/Ambasciata_Brasilia

 

Japão

Programas do Ministério das Relações Exteriores do Japão
Informações: www.sp.br.emb-japan.go.jp

 

México

Secretaria de Relações Exteriores
Informações: www.sre.gob.mx

 

Portugal

Instituto Camões
Informações: www.instituto-camoes.pt

Instituto Calouste Gulbenkian
Informações: www.gulbenkian.pt

 

Suíça

State Secretariat for Education and Research
Informações: www.sbf.admin.ch

 

Suécia

International Programme Office for Education and Training
Informações: www.programkontoret.se

 

Reino Unido

Chevening
Informações: www.educationuk.org.br

 

Outras Informações

Uma vez concedida a bolsa, as universidades irão exigir do estudante um bom desempenho acadêmico. Por isso, você precisará dedicar-se aos estudos e atingir altas médias. Faça por merecer a bolsa de estudo conquistada.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *