Você está em: Cursos Gratuitos > Bacharelado e Licenciatura > Bacharelado e Licenciatura entenda a diferença

Bacharelado e Licenciatura entenda a diferença

Diferenças entre Bacharelado e Licenciatura

Quando um estudante finaliza sua formação do Ensino Médio, ele já possui a qualificação acadêmica necessária para ingresso em um curso do ensino superior. A partir daí ele poderá iniciar um curso de formação superior, que lhe dará o título de bacharel, mediante a conclusão deste curso. Então, já como profissional, ele tem a oportunidade de encontrar diferentes campos para a formação, de acordo com seu interesse profissional para especialização e a Licenciatura é uma dessas opções. Portanto, é possível identificar o Bacharelado como a primeira etapa de formação superior e a Licenciatura como um dos segmentos de formação superior dos quais um profissional dispõe. Qualquer que seja a necessidade do aluno ou do profissional para a formação, diversas instituições de ensino oferecem os dois níveis de curso, em todos os segmentos.

O aluno também tem a oportunidade de escolher o modo como vai realizar seu curso, pois ambas as formações também são oferecidas tanto no modo presencial, quanto por meio do sistema de ensino a distância. Mesmo depois da conclusão dessas etapas acadêmicas, o profissional pode continuar a cursar programas de especialização, de acordo com seu segmento. De forma geral, para ambos os cursos, os valores que são praticados nas universidades particulares sofrem variação conforme a área de atuação que o aluno escolheu para curso. Tanto para a Graduação em bacharelado, como para a formação no modo Licenciatura, a maioria das universidades atua com sistemas de bolsas de estudo e programas de desconto, ou participação em programas sociais.

 

SOBRE O BACHARELADO

bacharelado e licenciaturaQuando um aluno inicia sua vida acadêmica na universidade, a sua primeira etapa de curso é a Graduação. A realização deste curso dá ao aluno a capacitação educacional necessária para que possa ingressar no mercado de trabalho por meio do conhecimento teórico aprofundado sobre o segmento da economia onde deseja atuar. A partir deste ponto, ou seja, após o término desta etapa de formação, o profissional é chamado bacharel e seu nível acadêmico já é representado pelo ensino superior em seu currículo. O tempo estimado para a conclusão do curso varia de acordo tanto com a área de atuação do aluno, como de acordo com a forma como ele realiza esta formação – seja por meio do sistema presencial ou da formação ministrada como ensino a distância. Os cursos que são oferecidos para a formação superior tecnológica, não oferecem o titulo de bacharel e sim tecnólogo. Algumas das principais características que pode definir o curso de Bacharelado são:

 

  • Formação a partir de 4 (quatro) anos de curso
  • Possibilidade na realização da formação continuada para Pós-Graduação ao final do curso
  • Possibilidade de curso por meio de bolsas de estudo ou programas sociais de subsídio acadêmico
  • Formação inicial aprofundada sobre o segmento de atuação do profissional
  • Valorização do currículo para o mercado de trabalho.

SOBRE A LICENCIATURA

diferença entre bacharelado e licenciaturaQuando o aluno ingressa no curso para a formação em Graduação, ou seja, a primeira etapa de seu curso para o ensino superior, ele tem a possibilidade de escolher a atividade na qual atuará e de que forma isso vai acontecer. Ou seja, ele pode também optar por realizar atividades de docência acadêmica tornando-se um educador sobre a área para a qual se formou. Se esta é a opção do aluno após a formação, seu curso deve ser direcionado para a Licenciatura.

Este modelo de curso oferece o embasamento acadêmico necessário para que o aluno torne-se um professor ou educador em diferentes níveis quando concluir sua formação. Entretanto, este curso é diferenciado de acordo exatamente com o segmento de atuação do profissional e por esta razão, a Licenciatura possui características específicas para quem realiza esta formação. Da mesma forma como acontece para os cursos de Graduação como bacharelado, para a Licenciatura também é possível que o aluno solicite uma bolsa de estudos, bem como, a participação em programas sociais de subsídio em instituições de ensino particulares. Algumas das características que definem a Licenciatura são:

 

  • Variação de período para a formação de acordo com a área de curso
  • Conteúdo voltado para a prática pedagógica
  • Compreensão sobre a área de atuação inserida no contexto acadêmico, que oferece ao aluno a condição de lecionar para o segmento estudado.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “Bacharelado e Licenciatura entenda a diferença

  1. Terminei o curso de gestão em saude e gostaria de fazer um curso em fonoaudiologia a distancia não presencial com carga horaria de 1000 horas ou mais.atenciosamente aguardo informação poe e mail.

  2. terminei o curso tecnico em mecãnica pela escola rezende rammel, gostaria de fazer superior em historia,ou em imformatica a distançia naõ presençial, dicas e imformações. grato, Roberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *