Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Técnicos > Cursos Técnicos > Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Curso de assessoria de imprensa

Existem instituições de ensino que oferecem o curso rápido de assessoria de imprensa.  Este pode ser cursado e concluído em até três meses, porém, a maior parte desses profissionais que atuam em diversos seguimentos são formados pelo curso de comunicação social com ênfase em jornalismo.

Isso acontece porque o assessor de imprensa precisa lidar quase que exclusivamente com jornalistas e veículos de comunição e nada melhor que um jornalista para entender a necessidade do outro.

O assessor de imprensa tem como rotina em seu dia a dia de trabalho, atender seu cliente assessorado ou empresa que representa diante da mídia. Com isso, focar em textos que tragam e contem as novidades do seu cliente/produto é uma das atividades da rotina de trabalho.

Depois de preparar o material de divulgação, que não consiste apenas em textos, o assessor precisa divulgar esse conteúdo para a imprensa e ele precisa ser atrativo para que seja veiculado.

Em seguida que o material tomar a mídia, cabe ao assessor a atividade que é chamada de clipagem, onde é necessário guardar e arquivar todo o conteúdo do seu assessorado, para que ele veja o resultado do seu trabalho.

Mas o trabalho não se resume apenas nisso. Dependendo do que o assessor cuidar, a imprensa é quem o procura e então ele precisa atender toda a demanda de entrevistas, fotos, filmagens, além de estar por dentro de tudo que envolve o produto/cliente que ele assessora.

assessoria de imprensa

 

O que é?

O jornalista assessor de imprensa atua efetivamente na participação e inclusão do cliente, seja pessoa física ou empresa, dentro da mídia.

Quando o assessor trabalha para uma empresa ou organização, é responsável também por gestão de crises, quando acontece.

O dia a dia,além de atender toda a demanda de imprensa para o assunto em que o assessor trabalha, consiste em se manter completamente informado sobre tudo que envolve o seguimento que atua, pois qualquer alteração, informação ou necessidade, seja da imprensa ou de colegas de trabalho, é para o assessor que irão questionar, visto que ele é a fonte de informação mais confiável e completa no que se diz respeito ou assessorado ou empresa.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho costuma ser amplo, pois além de ter opção de trabalhar como assessor de imprensa de uma pessoa física, que pode ser uma celebridade, uma autoridade, ou algo assim, o assessor pode ter vagas em grandes empresas e organizações, que precisam de um assessor para controlar e atender a demanda que a grande imprensa solicita.

Além disso, há uma vasta carreira no setor público, pois o assessor pode atuar como assessor de imprensa de prefeituras e órgãos do governo. Um bom exemplo do amplo mercado dentro do setor público é uma prefeitura. Lá tem vaga para o assessor de imprensa do prefeito, além de um assessor que cuidará dos interesses de cada pasta. Por exemplo, se a imprensa tem uma solicitação de entrevista com o secretario de educação, tem um jornalista assessor de imprensa para atender e intermediar essa entrevista.  Se a pauta com a pasta de saúde, há outro profissional interado desse assunto e que atenderá a necessidade do jornalista.

Há casos em que o assessor de imprensa da prefeitura atenda mais de uma pasta, mas ainda assim a oportunidade de vagas pé extensa, pois alguns políticos, vereadores e deputados tem seu próprio assessor, que independe do assessor da pasta dentro do governo.

Existe também a oportunidade de vagas em diversas agências de comunicação. Estas geralmente tem uma carteira de clientes, que são grandes empresas e áreas seguimentadas. Assim, quando o jornalista precisa de uma fonte para falar sobre gastronomia, por exemplo, pode recorrer a um assessor de imprensa da área, que este irá indicar o melhor profissional para falar no assunto.

  • http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=2761&template=395.dwt&unit=NONE&testeira=473
  • http://www.assessoriadeimprensa.net/cursos
  • http://www.ensinonacional.com.br/curso-assessoria-de-imprensa/
  • http://www.facasper.com.br/noticias/index.php/curso-de-fotojornalismo,n=1937.html
  • http://www.aberje.com.br/servicos_cursos_detalhes.asp?id=154
  • http://www.comunicacaoadistancia.com.br/nossoscursos/com_empresarial/prog_com-assessoria.htm
  • http://www.zoomcomunicacao.com.br/zoom-comunicacao-lanca-curso-pratico-de-assessoria-de-imprensa.php

 

Média Salarial

O piso salarial para jornalistas não costuma ser muito alto, pois há uma divisão entre os profissionais que atuam em capitais, litoral e interior e casa região tem seu teto salarial.

Geralmente os assessores de imprensa ganham mais do que os jornalistas que atuam em redação de jornal, revista e rádio. Isso acontece pois atender grandes empresas e personalidades e isso pode gerar uma grande demanda de trabalho no dia a dia.

Em média, um assessor de imprensa pode ter ganhos de R$7 mil reais por mês, com trabalho de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

 

Dificuldades do mercado

Pode-se destacar a aceitação do profissional como jornalista. Uma rivalidade antiga desgasta os assessores, pois dificilmente são reconhecidos como jornalistas, mas esse profissional estudou para tal e por isso há uma luta da classe para esse reconhecimento.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *