Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > As melhores Faculdades de Jornalismo

As melhores Faculdades de Jornalismo

Melhores Faculdades de Jornalismo

A carreira de jornalismo, é destinada para aquelas pessoas que tem interesse em se comunicar, seja de forma verbal ou mesmo escrita. Com isto o profissional desta área, chamado de jornalista deverá ter uma ética profissional bastante formulada, além de praticá-la em todos os trabalhos.

O jornalista ainda deverá encontrar uma série de oportunidades de emprego em vários meios de comunicação atualmente. Com o avanço cada vez mais preciso da internet e também as mídias sociais, o jornalista possui um amplo mercado a ser explorado, o que poderá expor tanto fatos como notícias que podem acontecer no Brasil e no mundo, em tempo real e com um alcance muito maior do que há 10 anos.

 

Duração do curso

O curso de jornalismo possui uma duração em torno de 4 anos, e com isto o aluno deverá ter contato com disciplinas que podem envolver áreas humanas, como por exemplo história, filosofia, português, sociologia, economia, entre outras. Além destas várias disciplinas básicas, existem disciplinas consideradas específicas neste curso como, por exemplo, a edição e redação de textos, design gráfico, jornalistas informativos, entre uma série de outras áreas que podem ser exploradas pelo profissional.

Este curso poderá ser oferecido com o nome de Comunicação Social ou Jornalismo Multimídia. Com isto temos como o nome Comunicação social sendo um dos mais conhecidos e encontrados nas várias instituições de ensino superior. Eles, porém costumam ter ênfase diferenciada para cada área, por este motivo procure ficar atento ao que mais lhe interessar e faça o curso.

melhores cursos de jornalismo

 

As melhores instituições

Através do Ministério da Educação (MEC) existe uma série de critérios para que se possa indicar se determinado curso deverá se enquadrar ou não entre os melhores. E um destes critérios mais utilizados é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Este exame é obrigatório, veja a seguir algumas das instituições mais requisitadas para cursar jornalismo.

 

Jornalismo

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Comunicação Social – Jornalismo

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *