Você está em: Cursos Gratuitos > Cursos Profissionalizantes > Arquivologia | Curso e Concursos dicas

Arquivologia | Curso e Concursos dicas

CURSO DE ARQUIVOLOGIA

O profissional da área de arquivologia é chamado de arquivista e suas atribuições compreendem uma série de responsabilidades em diferentes níveis de atuação. O principal objetivo de sua função é preservação e conservação de documentos. Para tanto, este trabalho é desenvolvido em diversas etapas e, de forma geral é possível identificar a primeira delas como a organização dos documentos de acordo com na necessidade de cada empresa, ou seja, a separação entre documentos que deverão ser arquivados e guardados para preservação de informações, ou documentos que são cintantemente utilizados e devem estar dispostos da melhor forma para facilitar o manuseio por parte dos profissionais de cada empresa. A atuação do profissional arquivista acontece em diversos segmentos, pois não apenas empresas mantém arquivos físicos, mas organizações, instituições de pesquisa, museus, instituições de ensino, órgãos públicos e grupos que desenvolvem atividades em diferentes setores fazem uso de arquivos físicos para a permanência de suas informações. O profissional deste segmento também tem sua atuação conjunta com outros profissionais, como da área de biblioteconomia, pois estes também desenvolvem atividades ligadas à organização de informações que devem ser mantidas. Por conta da presença de informações de diferentes locais e em diferentes níveis, o profissional da área de biblioteconomia pode melhorar suas atividades quando há o domínio de outros idiomas entre suas competências e esta característica também é válida para a procura de boas oportunidades no marcado de trabalho.

CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAL DO ARQUIVISTA

O principal ponto de destaque para um indivíduo que deseja ingressar na área de arquivologia é o interesse por diferentes tipos de informação. Este profissional também deverá desenvolver grande habilidade na conservação de determinados materiais – como os utilizados para abrigar os arquivos físicos, pois, muitos deles tem o dever de conservar documentos importantes. A extrema capacidade de organização também é uma característica muito importante para este profissional, pois seu trabalho está embasado neste ponto, uma vez que todo o material que está sob sua responsabilidade deve, não somente estar preservado de acordo com as condições de cada local, como deve estar disposto da melhor forma para atender outros indivíduos; no caso de documentos que são utilizados com frequência. Estas características identificam o profissional que atua na área de arquivologia como um indivíduo que tem a grande capacidade de observação e organização como parte de sua rotina, assim como grande atenção a todos os detalhes que podem representar mudanças significativas e melhorias nos processos de organização de documentos. O cuidado durante o manuseio de determinados arquivos também é um pré-requisito  para quem deseja atuar na área de arquivologia, pois, de acordo com seu campo de atuação, o contato com documentação histórica, ou de grande valor pode ser necessário. De forma geral, o interesse cultural que  este profissional deve apresentar pode significar um diferencial para o bom desenvolvimento de suas competências, pois, acima de todas as suas características, o interesse por conhecimento e informação são determinantes durante a rotina de um arquivista.

 

A FORMAÇÃO E O MERCADO DE TRABALHO

O curso necessário para atuação na área de arquivologia é a graduação que tem a duração média de 4 (quatro) anos. Durante o curso o aluno terá contato basicamente com as disciplinas que fazem parte das ciências exatas e, de acordo com o programa acadêmico de cada instituição de ensino são desenvolvidos pontos específicos para a formação em arquivologia. Para o indivíduo que não possui o domínio de outros idiomas é indicada a realização de cursos para esta competência ainda durante a graduação, pois, durante o período de busca de oportunidades no mercado de trabalho, o domínio de outros idiomas é um ponto bastante valorizado para este segmento. De acordo com a qualificação do profissional, as oportunidades de atuação são ampliadas, entretanto, a base de atividades de um profissional da área de arquivologia está ligada a diversos segmentos da economia. O profissional poderá atuar em empresas e organizações privadas, instituições de ensino, centros de pesquisa, órgãos de preservação federal, indústrias, escritórios de diversos segmentos, bibliotecas, empresas que prestam serviço de organização de informações, assim como em empresas do setor turístico, especialmente sob gestão governamental para a preservação de material histórico – como documentações antigas com grande valor para a cultura de determinado local, ou representativa para diferentes contextos históricos mundiais. De forma geral este tipo de documentação faz parte de acervos de museus tornando necessário o domínio de outros idiomas por parte do profissional arquivista.

 

ONDE ENCONTRAR O CURSO DE ARQUIVOLOGIA

 

Instituição: UNIRIO

Cidade: Rio de Janeiro

Link para o curso: www.unirio.br/arquivologia/

 

Instituição: UFSC

Cidade: Florianópolis – Santa Catarina

Link para o curso: http://arquivologia.ufsc.br/

 

Instituição: FCI – UNB

Cidade: Brasília – Distrito Federal

Link para o curso: http://www.cid.unb.br/m001/M0011000.asp?txtID_PRINCIPAL=23

 

Instituição: UNESP

Cidade: São Paulo

Link para o curso: www.unesp.br/guia/arquivologia.php

 

Instituição: UFES

Cidade: Vitória – Espírito Santo

Link para o curso: www.prograd.ufes.br/cursos_de_graduacao/arquivologia.htm

 

Instituição: UFPA

Cidade: Belém – Pará

Link para o curso: http://portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5038

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “Arquivologia | Curso e Concursos dicas

  1. Gostaria de curso gratuito para concursos publicos,estou estudando para receita federal no que exige so ensino medio.Faco facudade de administracao estou no quinto semestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *