Você está em: Cursos Gratuitos > Matemática > Análise Combinatória – Arranjo, exercícios e exemplos

Análise Combinatória – Arranjo, exercícios e exemplos

analise combinatoria matematicaA Análise Combinatória sempre vai procurar resolver problemas de contagem. As vezes, contar pode ser algo bastante confuso e trabalhoso. Nesses casos, através de métodos especiais, é possível obter os resultados de um modo mais rápido.  Um exemplo de serventia que tem estes métodos é no planejamento urbano (determinação de combinações possíveis de placas de carros), na teoria dos jogos, dentre outras serventias.

Alguns conceitos podem ser vistos para entender melhor a Análise Combinatória. Por exemplo, o Princípio Fundamental da Contagem. Se um evento depende de duas ou mais etapas independentes a quantidade de ocorrências, é o produto das etapas intermediárias.  Geralmente se usa a multiplicação para resolver estes problemas.

Outro exemplo é o Diagrama de Árvore, que diz o seguinte: É uma representação que facilita a enumeração de eventos relacionados. Geralmente se coloca em diagrama as possibilidades e assim vão se calculando para obter os resultados.  Nesta situação, também se utiliza de multiplicação para chegar aos resultados, mas é necessário fazer o calculo de diversas combinações para que se chegue a um número de resultado determinado.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *