Você está em: Cursos Gratuitos > Língua Portuguesa > Ambiguidade e Polissemia – Exemplos

Ambiguidade e Polissemia – Exemplos

Estes são dois assuntos que aparecem muito nas provas tanto de vestibular quando de concurso, e estão sempre relacionados a interpretação de texto. Muito cuidado quando você ler a palavra ambiguidade perdida nas questões de português, porque ela pode gerar a uma série de interpretações diferentes. Repare bem na seguinte frase:

Crianças que têm boa educação frequentemente são mais sadias.

Olha só como ela pode parecer ambígua, ela pode parecer dúbia, levando a uma dupla interpretação. Por causa da posição da palavra frequentemente, nãos e sabe se as crianças são mais sadias porque tem boa educação ou tem boa educação porque são mais sadias.  Então sempre cuide a posição de determinados advérbios para não escrever uma frase ambígua.

ambiguidade exemplos

Já a Polissemia é quando a mesma palavra possui mais de uma leitura. Quando falamos a palavra prato, ela pode se referir ao objeto onde vai ser colocada a comida, ou ainda a própria comida, quando vamos ao restaurante pedimos um prato ao garçom, ou ainda também a um instrumento musical ligado a bateria.

exemplos de polissemia

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>