Você está em: Cursos Gratuitos > Faculdade / universidade > Faculdade à Distância > Administração Pública

Administração Pública

Curso de Administração Pública

Esse curso não tem o mesmo seguimento e grade curricular do já conhecido curso de administração de empresas. Na administração pública o profissional precisa de conhecimentos seguimentados e específicos da gestão política, onde o bem do coletivo deve ser o mais importante.

O curso aplica teorias clássicas para que o profissional possa gerir instituições públicas. Essa opção de curso está disponível na maioria das instituições de ensino de todo o país.

O dia a dia desse profissional, além das instruções básicas da administração em si, devem priorizar o desenvolvimento de ações que sejam do interesse coletivo e comunitário, uma vez que a gestão pública influencia diretamente na vida da grande massa, os eleitores.

Cargos públicos são muito visados e procurados, pois oferecem a famosa estabilidade, buscada por muitas pessoas. Sendo assim, o funcionário tem poucas chances de ser exonerado, mas é claro, que o bom andamento das atividades e funções são primordiais para se manter em qualquer cargo.

Durante a formação esses profissionais conquistam o conhecimento para execução e planejamento de políticas públicas. Com isso, cabe ao administrador planejar e organizar programas de responsabilidade social, que possam interar a sociedade do bem estar do próximo e também do meio ambiente. Ações sociais podem ser o carro chefe do desenvolvimento das atividades desse profissional.

Conhecer a legislação é fundamental para o bom andamento das atividades desse profissional.

O curso de administração pública tem duração de quatro anos, assim como o curso tradicional de administração. Durante as aulas o aluno terá acesso e conhecimento com dados de estatísticas, econômica, conhecimentos de financeiro e contabilidade, além das esferas públicas e outros. Por isso, existem disciplinas que são consideradas como especificas para o desenvolvimento desse trabalho.

curso de administração pública

 

Mercado de Trabalho

Depois de formado, esse profissional tem capacidade para atuar em órgãos do governo, ONG´s e também fundações empresarias ou e organizações do terceiro setor. Mas não para por ai. O leque de opções para esse profissional é bem vasto, sem assim, além de ter as opções de empresas e órgãos públicos, o administrador público pode atuar como consultor, que fará o mesmo trabalho, porém atuando de forma terceirizada.

Atuando como consultor, o profissional tem a opção de executar todas as funções já citadas, como o desenvolvimento de projetos, ações que possam viabilizar as políticas públicas e etc.

Outra opção fica aos profissionais que preferem atuar com empresas do terceiro setor. Na ocasião o administrador poderá implementar e criar projetos, além de produzir toda a parte de licitação pública. Hoje em dia, as empresas valorizam os profissionais que sabem montar um processo de licitação, pois uma vez que se vence uma licitação, há uma vasta demanda de trabalho e com isso, a remuneração é certa.

Atuando no serviço público o profissional precisa obrigatoriamente passar em um concurso público, pois  é o único meio legal de ser contrato por órgão público e ter todos os benefícios e estabilidade que o regime oferece. Em algumas prefeituras, Por exemplo, o profissional pode evoluir por meio do plano de carreira, muito visado em grandes empresas.

  • http://www.esag.udesc.br/?id=21
  • http://www.enap.gov.br/
  • http://grad.nead.ufsj.edu.br/AdmP/site/
  • http://vestibular.fgv.br/curso/curso-de-administracao-publica-sp
  • http://www.cederj.edu.br/cederj/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=7
  • http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse2&course=17360&testeira=1702&type=P&template=395.dwt&unit=NONE
  • http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/graduacao/gestao-publica/?unidade=23&gclid=CIeqj5KjvrQCFQq0nQod_DgAww#?unidade=23

 

Média Salarial

A média salarial pode variar muito. Apesar de se considerado um bom salário, pode ter variação entre a seguimentação que o profissional seguiu.

Os formados que preferem focar em concurso público, para atuar em prefeituras, por exemplo, pode não ter o maior dos salários. Isso acontece pois prefeituras de municípios pequenos tem a mesma necessidade desse profissional que as demais, porém não tem as mesmas condições para mantê-lo.

De um modo geral podemos destacar uma média salarial de R$5 a R$11 mil reais por mês.  Os profissionais que atuam em órgãos públicos federais podem ter ganhos muito maiores, pois a responsabilidade do trabalho deve atingir toda a esfera da federação. Vale lembrar que, os funcionários públicos devem passar por uma seleção, que acontece por avaliações e provas, onde a escolha é por meio da classificação, onde é avaliado o desempenho de cada um.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

2 comentários em “Administração Pública

  1. gostaria de saber quando começam as inscrições para vestibular de administração publica e quando começam as aulas da primeira turma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *