Você está em: Cursos Gratuitos > Biologia > Ácidos Nucleicos – Ribose – Desoxirribose – RNA e DNA

Ácidos Nucleicos – Ribose – Desoxirribose – RNA e DNA

dna e rnaExistem basicamente dois tipos de Ácidos Nucleicos: o DNA, que significa Ácido Desoxirribonucleico, e o RNA, que é o Ácido Ribonucleico. De acordo com as funções destes ácidos nas células animais e vegetais, e também de bactérias e de protozoários, é que eles acabam sendo de extrema importância no desenvolvimento da vida nestes seres vivos. As nossas informações relativas as características do ser vivo são guardadas dentro de uma caixa, o núcleo celular. Lá nós vamos encontrar as unidades hereditárias, que também são conhecidas como os cromossomos.

O cromossomo é formado por duas fitas de moléculas, que é o DNA, onde estão guardas as nossas informações genéticas. Estas fitas são formadas por subunidades também conhecidas como nucleotídeos. Estas subunidade são formados por um açúcar, que é desoxirribose, (formado por cinco unidades de carbono), e ligado temos o fosfato, e também uma base nitrogenada. O que muda entre os quatro tipos é juntamente as bases nitrogenadas. Estas unidades farão a ligação química entre as duas fitas de DNA.

A parir do DNA será produzido outro tipo de ácido, o ribonucleico. É este ácido que vai executar as informações contidas no DNA. Assim, surge a produção do RNA, conhecido também como transcrição.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *