Você está em: Cursos Gratuitos > Dicas > 10 Dicas para conseguir um Estágio

10 Dicas para conseguir um Estágio

DICAS PARA CONSEGUIR UM ESTÁGIO

O estágio é a melhor porta para conseguir um emprego. As pesquisas mostram que de cada 10 jovens universitários no Brasil, 2 estão fazendo estágio extra curriculares. Muitas empresas abrem vagas para estagiários sem experiência e esta pode ser a sua chance de entrar no mercado de trabalho.

 

1. Mantenha um networking

Manter um bom relacionamento com as pessoas que passarem pela sua vida é cultivar oportunidades. Na faculdade não é diferente, construa uma rede de amizades profissionais, o networking, principalmente com os professores, funcionários e colegas. O melhor jeito de conseguir um estágio é pela indicação de alguém que está hierarquicamente acima de você.

 

2. Se prepare para o estágio

Há muita concorrência no meio acadêmico para as poucas vagas de estágio abertas. Não perca tempo e faça cursos de curta duração, como extensões, cursos de atualização ou aperfeiçoamento. Seja um aluno ativo na sua faculdade, participe de palestras e de grupos de debates ou de pesquisa.

 

3. Faça trabalho voluntário

Invista o seu tempo livre em trabalhos voluntários. Se tratando de estágio, este é um grande diferencial.

Você terá experiência com o trabalho voluntário, além de demonstrar qualidades como trabalho em equipe, força de vontade e conhecimento.

 

4.  Esteja conectado

conseguir um estagioMuitos perfis em redes sociais (no twitter e facebook) prestam serviços para vagas de estágio. Esteja atento a isto e siga essas contas.

È importante também fazer um rastreamento na web dos sites que oferecem esse tipo de serviço e se cadastre neles. Esteja sempre atento a sua caixa de e-mail, eles costumam enviar vagas da área que você procura por e-mail.

 

5. Tenha um bom portfólio

Monte um portfólio mostrando o que você sabe fazer. Gaste o tempo livre que você tem antes de começar o estágio preparando um portfólio.

 

6. Aprenda idiomas

Ter um curso de graduação já não significa mais muita coisa. O mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais qualificados e que tenham características para serem desenvolvidas nas empresas.

Aprender um ou mais idiomas estrangeiros será um diferencial no seu currículo. Inglês é indispensável para qualquer universitário e faça outra língua que você deseje para complementar o seu currículo e as suas competências profissionais.

 

7. Tome a iniciativa

Não espere as empresas te encontrarem. Enquanto você fica de braços cruzados esperando, milhares de jovens estão enviando currículos e se preparando para a vaga.

Procure vagas na internet, nos jornais em anúncios na universidade e esteja atento a qualquer vaga que aparecer. Uma forma de encontrar vagas abertas é por meio dos buscadores, como o Google. Digite Vaga + Estágio + Cargo ou Profissão + Cidade em que deseja trabalhar e envie o seu currículo.

 

8. Guarde sua ambição para o momento certo

vagas para estagioUm erro dos estagiários é acreditar que receberão tarefas a altura do seu conhecimento assim que começarem a estagiar. A realidade é muito diferente!

A maioria das empresas deixam os estagiários encarregados de tarefas simples e mecânicas que os outros funcionários não tem tempo de fazer, como carregar documentos, arquivamento, atender o telefone, etc.

Faça o seu melhor para cada atividade que lhe for delegado e logo será promovido. Caso não consiga se adequar as tarefas, ao cargo ou a empresa, converse com o seu chefe e se não houver uma solução, procure outro estágio.

 

9. Quando começar a procurar o estágio

Nada te impede de procurar o estágio nos primeiros anos da faculdade, mas o aconselhado é somente fazer isso nos dois últimos anos quando você já estudou as disciplinas necessárias e já sabe o que quer fazer na sua vida profissional.

A maior parte das vagas de estágios tem como pré-requisitos alunos do terceiro ou quarto (e quinto) ano do curso que você faz. Esteja atento a isso e se ainda está nos primeiros anos, aproveite para se preparar para o estágio com as dicas anteriores.

 

10. Seja sempre responsável

Seja responsável e maduro na faculdade, nos grupos de estudos e em todas as atividades acadêmicas para que você tenha boas referências na hora de procurar o seu estágio.

Nunca chegue atrasado, não falte sem justificar, não seja grosso com as pessoas e se dedique aos estudos. Com um pouco de esforço você pode conseguir ótimas indicações para a sua vida profissional.

TEMOS MAIS ARTIGOS PARA VOCÊ:

Um comentário em “10 Dicas para conseguir um Estágio

  1. COMO QUE EU POSSO FAZER PARA CONSEGUIR UM CURSO GRÀTIS NA EACON DE PILOTO DE HELICOPTERO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *